A sintaxe do JavaScript pode ser usada dentro das tags script, mas também pode ser usada a partir de um arquivo externo.
Você pode colocar as tags <script>, contendo seu código JavaScript, em qualquer lugar dentro de sua página web, mas normalmente é recomendado que você as coloque dentro das tags <head>…</head>.
A tag <script> avisa ao navegador que ali começa um código em JavaScript e que deve iniciar a interpretação de todo o código entre essas tags como um script. Podemos demonstrar a sintaxe em JavaScript da seguinte forma:
<script> Código JavaScript </script>
Geralmente na tag script usamos dois atributos importantes:
- Language – Este atributo especifica qual linguagem de script você está usando. Normalmente, seu valor será javascript. Embora versões recentes de HTML (e XHTML, seu sucessor) tenham eliminado o uso desse atributo.
- Type – Este atributo é o que agora é recomendado para indicar a linguagem de script em uso e seu valor deve ser definido como “text/javascript”.
Então, o seu segmento JavaScript será parecido com:
<script language="javascript" type="text/javascript"> Código JavaScript </script>
Seu primeiro código JavaScript
Vamos demonstrar no exemplo a seguir como imprimir o famoso “Hello World”.
Obs: Dizem que se você começar a programar em uma linguagem e não fizer o Hello World, você nunca aprenderá a linguagem. Quer arriscar? Ref(Gustavo Guanabara).
<html> <body> <script language="javascript" type="text/javascript"> <!-- document.write("Hello World!") //--> </script> </body> </html>
RESULTADO:
Hello World!
Adicionamos um comentário HTML opcional que envolve nosso código JavaScript. Isso é para salvar nosso código de um navegador que não tenha suporte JavaScript. O comentário termina com um “//–>”. Essas duas barras “//” significam um comentário em JavaScript, por isso adicionamos esses comentários para impedir que um navegador leia o final do comentário em HTML como uma parte do código JavaScript.
Em seguida, chamamos uma função document.write que grava uma string no nosso documento HTML.
A função document.write pode ser usada para escrever textos, HTML ou ambos.
Espaço e quebras de linha
O JavaScript ignora espaços, tab, e quebras de linha com o simples enter, que aparecem em sistemas em JavaScript. Você pode usar espaços, tab e novas linhas livremente em seu programa e você está livre para formatar e recuar seus programas de uma forma organizada e consistente que torne o código fácil de ler e entender. Mas eles não terão efeito sobre o resultado do script.
O ponto e vírgula é opcional
Instruções simples em JavaScript são geralmente seguidas por um caractere de ponto-e-vírgula, assim como são em C, C++, Java e no PHP. JavaScript, no entanto, permite omitir este ponto e vírgula se cada uma das suas declarações for colocada em uma linha separada. Por exemplo, o código a seguir pode ser escrito tanto com ponto e virgula ou mesmo sem ponto e vírgula.
<script language="javascript" type="text/javascript"> <!-- var1 = 10 var2 = 20 //--> </script>
Mas quando formatado em uma única linha da seguinte maneira, você deve usar ponto e vírgula.
<script language="javascript" type="text/javascript"> <!-- var1 = 10; var2 = 20; //--> </script>
OBS– É uma boa prática de programação usar ponto e vírgula.
Case Sensitive
JavaScript é uma linguagem case–sensitive ou seja que diferencia maiúsculas de minúsculas. Isso significa que as palavras-chave da linguagem, variáveis, nomes de funções e quaisquer outros identificadores devem sempre ser digitados com letras maiúsculas.
Assim, os identificadores Time e TIME transmitem diferentes significados em JavaScript.
OBS– Deve-se tomar cuidado ao escrever nomes de variáveis e funções em JavaScript. Lembrando que a variável valor é diferente da variável VALOR.
Comentários em JavaScript
JavaScript suporta comentários no estilo C e no estilo C++.
- Qualquer texto entre um // e o final de uma linha é tratado como um comentário e é ignorado pelo JavaScript.
- Qualquer texto entre os caracteres / * e * / é tratado como um comentário. Isso pode abranger várias linhas.
- O JavaScript também reconhece a sequência de abertura de comentários HTML <!–. JavaScript trata isso como um comentário de linha única, assim como faz o // comentário.
- A sequência de fechamento do comentário em HTML –> não é reconhecida pelo JavaScript, portanto, deve ser escrita como // –>.
Exemplo de comentários
O exemplo a seguir mostra como usar comentários em JavaScript.
<script language="javascript" type="text/javascript"> <!-- // Isso é um comentário. Que é semelhante ao comentário em C++ /* * Isso é um comentário para várias linhas em JavaScript * Isso é muito semelhante aos comentários em C */ //--> </script>
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário!