A principal diferença entre as frequências sem fio de 2,4 GHz e 5 GHz é o número de dispositivos por frequência.

 A 2,4 GHz sofre mais interferência que a 5 GHz. Isso ocorre por dois motivos:

-Porque, a frequência 2,4 GHz tem menos opções de canal (apenas três) enquanto a 5 GHz apresenta 23 canais sem sobreposição.

– Muitos outros aparelhos “roubam” a frequência 2,4 GHz, como os fornos micro-ondas e telefones sem fio. Esses dispositivos criam um ruído que diminui ainda mais a velocidade das redes sem fio.

A segunda diferença é o alcance, já que a 2.4 GHz é capaz de chegar mais longe do que a de 5 GHz. Isso acontece por conta de uma característica básica das ondas, que se dispersam muito mais rápido em frequências mais altas. Então, se a sua maior preocupação for a cobertura, você deve optar pela 2.4 GHz.

Apesar da frequência de 5 GHz ter alcance menor do que a de 2,4 GHz, ela é capaz de transmitir mais dados por segundo porque é virtualmente livre de interferências. É possível, ter diversos dispositivos de rede próximos operando sem que haja perda de sinal ou velocidade de internet.

Um ponto bem interessante e que também deve ser destacado é que todos os roteadores que operam na frequência de 5 GHz são dual band, ou seja, também operam em 2,4 GHz simultaneamente, permitindo aos dispositivos que ainda não trabalham em 5 GHz também se conectarem.

Em todos os aspectos, optar pela frequência de 5 GHz é a melhor opção, pois o usuário terá mais canais e poderá se isolar de outras redes, além de sofrer muito menos interferência Outra vantagem diz respeito ao desempenho dos aparelhos. Com um roteador compatível ou WAP(WAP é a sigla inglesa de Wireless Application Protocol, que em Português significa Protocolo para Aplicações Sem Fio. WAP é uma tecnologia que permite aos aparelhos portáteis o acesso à Internet.), smartphones e tablets vão ter um desempenho muito melhor, pois com um sinal mais forte e alta taxa de transferência, eles utilizarão menos energia para obter o sinal sem ruído, o que resulta em melhor vida útil da bateria, além de melhor desempenho da rede.

Acredito que, com as vantagens da tecnologia AC(ac é a nova geração da tecnologia de transmissão em redes locais sem fio (WI-FI WLAN) pertencentes a família 802.11 de alto desempenho, na frequência de 5GHz.) aliada à popularização da internet por fibra óptica na América Latina, a demanda por roteadores de alta velocidade deve crescer significativamente nos próximos anos.

FONTE : canaltech

Curta nossa página no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here