Um estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus de Arapiraca conquistou obicampeonato na Copa Rio Info de Algoritmos (Cria) 2017. Eduardo Lúcio Correiavenceu estudantes de IFs dos estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Sul. A etapa final, que premiou o alagoano, aconteceu no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 27.
A competição tem o objetivo de estimular os alunos de Ensino Médio/técnico, na área de informática, e em especial, programação. Ela tem nível nacional e possui duas fases, a primeira é realizada nas escolas, onde os alunos passam por uma prova, com três horas de duração. Os três concorrentes com a melhor pontuação no Brasil são classificados para a segunda fase, que acontece na capital fluminense dentro do evento Rio Info. As duas etapas são compostas de questões que após serem resolvidas devem ser enviadas online, na plataforma deles.
À imprensa, Eduardo contou que se preparou fazendo exercícios durante a maior parte do tempo. O estudante disse que a organização do evento disponibilizou algumas questões para que os competidores pudessem treinar. O jovem enfatizou que só tomou conhecimento da competição, na época de sua primeira participação, porque a professora Cledja Rolim o inscreveu.
Eduardo disse que pretende ser cientista da computação e que os algoritmos tem muita importância para o futuro.
A Cria é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) e da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Riosoft.