A Linguagem de Modelagem Unificada, Unified Modeling Language (UML) em inglês, é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração, largamente utilizada, atualmente, na especificação e na documentação de projetos e soluções.
Por conta de sua praticidade, a UML é muito usada para criar sistemas de softwares. Isso ocorre porque ela possibilita modelar sistemas por meio dos conceitos da Programação Orientada a Objetos (POO).
Na prática, a UML permite que desenvolvedores visualizem o produto criado em diagramas padronizados. Ao fazer isso, ela auxilia a visualização do desenho e a comunicação entre objetos. Entender a UML é, portanto, aprender a modelar sob a ótica da programação orientada a objetos.
Neste curso introdutório, você aprenderá a história, os objetivos, os usos e as notações da UML por meio de exemplos práticos e de recursos interativos diversificados. Ao final, terá dado passos importantes rumo à utilização da UML na documentação oficial de um projeto de desenvolvimento de sistemas.
Estrutura
Capítulo 1 – Linguagem de Modelagem Unificada
Tópico 1: Introdução à UML
- Histórico
- Objetivos da UML
- Usos da UML
Tópico 2: Fases do Desenvolvimento de um Sistema UML
- Análise de Requisitos
- Análise do Sistema
- Design
- Programação
- Testes
Capítulo 2 – Notação e Desenvolvimento de uma UML
Tópico 1: Introdução à notação e ao desenvolvimento da UML
- Desenvolvimento de uma UML
Tópico 2: Visões
- Modelo de visões
- Aspectos do Sistema
- Modelos e representação das visões
Tópico 3: Modelos de Elementos e Mecanismos Gerais
- Classes, objetos, estados, pacotes e componentes
- Tipos de relacionamentos e mecanismos gerais
Tópico 4: Diagramas
- Diagramas estruturais e comportamentais
Tópico 5: Ética
- Propriedade intelectual e responsabilidade por plágio
- Processos para indenizações e penalidades
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos para a realização deste curso.
Idade mínima indicada: 16 anos