Linguagem de ProgramaçãoProgramação

5 razões para aprender uma nova linguagem de programação

Aprenda uma nova linguagem de programação para impulsionar sua carreira e habilidades

Bruce Lee citou uma vez a famosa frase: “Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes.“. Você precisa aprender uma nova linguagem de programação ou precisa trabalhar mais nas linguagens que você já conhece, como Bruce Lee disse? Como muitas outras perguntas, a resposta é: isso depende.

Se você está apenas começando a aprender a primeira linguagem de programação, recomendamos que você aprenda essa linguagem corretamente. Mas se você já conhece uma linguagem mais a fundo ou é um desenvolvedor de software experiente que já domina mais de uma linguagem de programação, sugiro que aprenda uma nova linguagem.

Aprender uma nova linguagem de programação tem um preço. Precisa de muito do seu tempo, energia e ciclo cerebral. O aprendizado de uma nova linguagem de programação ainda pode oferecer benefícios significativos, direto ou indiretamente.

Estarei listando cinco principais vantagens que você pode ter se aprender uma nova linguagem de programação:

Imagem Maior

Nos dias modernos, as paisagens de linguagem de programação são vastas, variadas e complexas. Normalmente, uma linguagem de programação cobre apenas uma pequena parte do cenário das linguagens de programação. Há uma história famosa de homens cegos tocando apenas parte de um elefante e interpretando o elefante à sua maneira, por exemplo, alguém toca a cauda do elefante e interpreta o elefante como uma corda. Assim, o mesmo vale para linguagens de programação.

Aqui estão os principais paradigmas da linguagem de programação:

Também em um paradigma, existem muitos outros subparadigmas. Normalmente, uma linguagem de programação se concentra em um paradigma (por exemplo, C é Procedural, Haskell é Funcional ). Existem também muitas linguagens que tocam em vários paradigmas, embora não 100% (por exemplo, Java é orientado a objetos e parcialmente funcional).

Aprender uma nova linguagem de programação fornecerá uma visão maior das linguagens de programação. Como qualquer outro domínio, ter uma imagem maior geralmente é útil e oferece uma vantagem extra.

Adaptável

Nos velhos tempos felizes (por exemplo, no século passado), a vida de um desenvolvedor era simples. Naqueles dias, você poderia ter aprendido uma linguagem de programação convencional e trabalhar pelo resto da vida.

Mas nos dias modernos, a vida de um desenvolvedor de software é mais dinâmica. Com o surgimento dos microsserviços, a programação poliglota se tornou uma norma.

Você pode ter que aprender uma nova linguagem em seu trabalho ou projeto. O cérebro humano é excelente na transferência de aprendizado. Se você já conhece o Haskell / Scala, pode aprender outras linguagens de programação funcional rapidamente. Se você aprender uma das línguas modernas, por exemplo, Kotlin, poderá aprender outras linguagens modernas semelhantes (por exemplo, TypeScript) rapidamente.

Atualmente, mesmo as estruturas da Web Front-end usam diferentes paradigmas de programação. Portanto, se você já conhece o Scala / Haskell, pode aprender a estrutura do Front-end React mais rápido que outros, pois o React usa fortemente os conceitos de programação funcional.

Muitas vezes, as empresas desejam explorar o desenvolvimento de novos softwares com uma nova pilha de softwares. Se você já conhece a linguagem de programação, pode facilmente aproveitar a oportunidade e ingressar no projeto mais novo e interessante.

Caixa de ferramentas maior

Se você souber apenas executar uma ferramenta, por exemplo, martelo, tentará usar o martelo em todos os cenários em que não é a ferramenta certa. O mesmo vale para desenvolvedores de software.

Como seres humanos, todos nós queremos permanecer dentro da nossa zona de conforto. Como resultado, queremos seguir as linguagens de programação que já conhecemos e queremos usá-las em todos os lugares. Eu já vi muitos desenvolvedores que conhecem apenas uma linguagem de programação (por exemplo, Java ou JavaScript) e tentam usá-los em todos os casos de uso.

Aprender uma nova linguagem de programação aprimorará seu conjunto de ferramentas e o tornará um desenvolvedor melhor.

Caminho para o desenvolvimento de software de pilha completa

Fonte: dev.to

Com o surgimento da arquitetura Microservice, a demanda por desenvolvedores do Full Stack aumentará apenas. 

A arquitetura Microservice precisa de uma equipe multifuncional. Se houver uma equipe com, por exemplo, 2 desenvolvedores que podem apenas codificar o Front-end e 2 desenvolvedores que podem codificar apenas o Back-end, a equipe não será flexível o suficiente. Como os desenvolvedores de Front-end e Back-end trabalham em paralelo, o progresso da equipe será prejudicado, por exemplo, quando os desenvolvedores de Front-end e Back-end não puderem trabalhar. A equipe estará em uma posição muito melhor com poucos desenvolvedores do Full Stack que podem alternar entre stacks.

Além disso, a empresa estará disposta a pagar um salário extra a um desenvolvedor do Full Stack.

Agora, aprender outra linguagem de programação não fará de você um desenvolvedor de pilha completa. Mas isso o ajudará muito a ser um desenvolvedor de pilha completa.

Desenvolvimento de carreira

Foto de Jamie Saw no Unsplash

Se você deseja subir na carreira, por exemplo, se deseja ser arquiteto de software ou arquiteto de soluções, deve ter não apenas conhecimentos mais profundos, mas também conhecimentos mais amplos. Na função do arquiteto de software, você deve tomar decisões de design sobre a pilha completa e não apenas sobre o back-end ou o front-end.

Era uma vez, arquitetos da “Ivory Tower” que podem projetar a arquitetura de software para um projeto sem conhecer a codificação prática. Mas as empresas estão cada vez mais procurando arquitetos de software que possam codificar.

Se você é um arquiteto de software que pode codificar em várias linguagens de programação e pode conversar com desenvolvedores, os desenvolvedores mostrarão mais respeito.

Mais uma vez, o caminho para o arquiteto de software ou o arquiteto de soluções precisará de muitas outras habilidades. Mas aprender nova programação ajudará você se você quiser ser um arquiteto de software / arquiteto de soluções.


Se você achou útil, compartilhe nos seu grupos favoritos (Twitter, LinkedIn, Facebook).

Lucas Lemos Miranda

Criador do site TecForest, aprendi PHP aos 14 anos e desde então continuo estudando e procurando aprender mais sobre programação. Sou apaixonado por tecnologia e tenho como Hobby Blogs e Páginas. Me formei em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em 2016, também sou Técnico em Informática e em Manutenção em Celulares.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo