Olhar fixamente para a tela do seu telefone enquanto você espera que uma mensagem seja enviada ou que o site termine de carregar não é apenas demorado, mas também muito irritante. Isso só aumenta a frustração quando você sabe que está em uma área com sinal de celular forte. Existem vários fatores que causam isso nas redes sem fio e, por fim, problemas ocasionais acontecendo. Em outras palavras: seus problemas podem ser culpa da sua operadora, não sua.
A correção mais comum é ativar o modo Avião, aguardar alguns segundos e depois desativá-lo. Mas isso nem sempre funciona, então, você precisará executar etapas mais drásticas, como remover o SIM(CHIP) ou redefinir as configurações de rede.
No entanto, antes de ir tão longe, aqui estão algumas etapas para solução de problemas que você pode seguir para que o seu telefone volte a funcionar.
Alternar a conexão do telefone é a maneira mais rápida e fácil de tentar corrigir os problemas de sinal.
Android: você pode deslizar de cima para baixo na tela para visualizar o painel Configurações rápidas. Toque no ícone do modo avião e aguarde o telefone se desconectar completamente das conexões Wi-Fi e celulares. Isso não acontece instantaneamente; portanto, aguarde 30 segundos antes de tocar no ícone do modo Avião novamente.
iPhone: Abra o Control Center – os usuários da série iPhone X podem deslizar para baixo no canto superior direito, os modelos mais antigos do iPhone deslizam para baixo na parte inferior da tela – e toque no ícone do modo Avião. Ele ficará laranja quando estiver ativado. Mais uma vez, aguarde um minuto antes de desligá-lo.
Reinicie seu telefone
Nossos telefones são computadores em miniatura e, assim como os computadores, às vezes você pode corrigir problemas reiniciando-os.
Android: mantenha pressionado o botão liga/desliga até o menu na tela aparecer e selecione desligar ou reiniciar. Se o seu telefone não oferecer uma opção de reinicialização, mantenha pressionado o botão liga/desliga até que a tela fique preta e ligue novamente.
iPhone: se o seu iPhone tiver um botão de início, você poderá pressionar o botão de suspensão/ativação até que o controle deslizante seja exibido. Arraste o controle deslizante para a direita. Depois que o dispositivo estiver desligado, mantenha pressionado o botão de suspensão / ativação até ver o logotipo da Apple .
Os usuários do iPhone série X precisam pressionar e segurar o botão lateral junto com o botão de aumentar ou diminuir o volume ao mesmo tempo. Eventualmente, o mesmo controle deslizante de potência será exibido; deslize-o para a direita para desligar o telefone. Depois que o telefone for desligado, mantenha pressionado o botão lateral até ver o logotipo da Apple.
Retire o seu SIM
Outra etapa de solução de problemas a tentar é remover e colocar o cartão SIM novamente no telefone com o telefone ligado. Você precisará de uma ferramenta de cartão SIM – geralmente incluída na caixa do telefone – ou um clipe de papel desdobrado para tirar a bandeja do SIM do telefone.
Todos os telefones: remova o cartão SIM, verifique se ele está danificado e coloque na bandeja SIM corretamente e coloque-o novamente no telefone.
eSIM: para usuários do iPhone XS, XS Max, XR, Pixel 3 ou Pixel 4 que usam um eSIM – ou seja, o SIM eletrônico incorporado no seu telefone – não há nada para você remover. O melhor que você pode fazer é reiniciar o telefone.
Dicas apenas para o seu iPhone
A página de suporte da Apple para solucionar problemas de sinal tem algumas das dicas mencionadas acima, mas também destaca duas coisas para tentar que são específicas do iPhone.
Verifique as configurações da operadora
Se você usa um iPhone há algum tempo, provavelmente já viu um alerta, mesmo que apenas brevemente, de que as configurações de sua operadora estão atualizadas. Essas atualizações ajudam o iPhone a otimizar a conectividade.
Para forçar o seu iPhone a verificar se há uma atualização das configurações da operadora, abra Configurações > Geral > Sobre no seu telefone. Se uma atualização estiver disponível, você será solicitado a instalá-la.
Redefinir Ajustes de Rede
Às vezes, tudo o que você precisa é de uma lousa limpa para corrigir um problema irritante. Atualizar as configurações de rede do seu telefone é outra dica sugerida pela Apple.
Mas esteja avisado: redefinir as configurações de rede também redefinirá as senhas Wi-Fi salvas, as conexões VPN e as configurações personalizadas de APN para as operadoras que exigem configuração adicional.
Se você é bom nisso, vá para Configurações > Geral > Redefinir > Redefinir configurações de rede . Confirme sua seleção e seu telefone será reiniciado. Lembre-se de reconectar o telefone à sua casa e trabalhar com redes Wi-Fi.
Entre em contato com sua operadora
Às vezes, problemas inesperados de sinal podem ser rastreados até problemas com sua operadora sem fio. Uma torre de celular pode estar desativada ou o cabo de fibra óptica da torre pode ter sido cortado, causando uma interrupção.
Para problemas consistentes de conexão e permanência em uma rede celular ou de dados, é possível que a cobertura da sua operadora não se estenda bem ao seu bairro.
Outras vezes, um problema recente de sinal pode ser devido a um defeito no telefone ou no cartão SIM que está com defeito. Entrar em contato com sua operadora para iniciar a solução de problemas depois de tentar essas correções é o próximo melhor passo para resolver seu sinal irregular.